A infância é um dos melhores momentos para incentivarmos o desenvolvimento de hábitos saudáveis em nossos filhos.
Nesta fase as crianças ainda estão livres de crenças limitantes que impedem o seu desenvolvimento e atrapalham o seu discernimento. É nesta fase também que ainda estão livres dos muitos vícios que limitam a vida.
As crianças são genuínas, questionadoras, cheias de dúvidas, alegres, curiosas, determinadas e muitas vezes audaciosas. Você já parou para pensar em como estas características podem tornar a vida melhor, mais leve e mais feliz?
Agora eu te pergunto: Por que, quando nos tornamos adultos, a maioria de nós perde estas características?
Um dos motivos que nos fazem perder estas características está ligado a forma como somos educados.
No âmbito familiar, muitas vezes, na hora de educarmos os nossos filhos, vamos repetindo comportamentos dos nossos pais, avós ou familiares sem ao menos nos questionarmos da validade e da eficácia destes comportamentos. Muitas vezes também, nos sentimos tristes ou com raiva de algum comportamento dos nossos pais e simplesmente decidimos fazer tudo ao contrário do que eles fizeram, e aqui novamente, não paramos para avaliar se esta é a melhor opção.
Outro fator importante para a educação dos nossos filhos é a construção de hábitos saudáveis e os estímulos externos que propiciamos a eles, desde o momento que eles nascem até a sua maioridade, e aqui, somos influenciados pelas nossas vivências e experiências, pela família, e também pelo meio social que estamos inseridos.
A medida que nossos filhos vão crescendo, começam a chegar até nós, uma enxurrada de informações do que seria o ideal para nossas crianças: Seriam aulas de inglês? Aulas de futebol, de dança, de luta? Preciso procurar um reforço escolar? Qual tipo de escola deve frequentar?
Aqui faço uma pausa!
A verdade é que, independentemente do tipo de atividade que seu filho frequente, a neurociência vem demonstrando através de vários estudos, que estimularmos o desenvolvimento da inteligência emocional desde cedo, auxilia a formar adultos mais criativos, mais felizes, que sabem lidar melhor com as dificuldades e adversidades da vida, entre outras características essenciais para o amadurecimento do ser.
A neurociência também explica que estimularmos o hemisfério direito do nosso cérebro, o lado responsável pelo emocional e ligado diretamente à criatividade, imaginação, intuição e etc., nos transforma em pessoas mais leves, mais empáticas e inclusive mais bem-sucedidas em todos os aspectos da vida.
E é justamente na infância que possuímos uma plasticidade cerebral maior, ou seja, o nosso sistema nervoso tem maior capacidade de mudar, adaptar e se moldar quando somos crianças, e por isso, quanto mais cedo iniciamos esses estímulos, melhores serão os resultados.
Lembram daquelas características das crianças?
Genuínas, questionadoras, cheias de dúvidas, alegres, curiosas, determinadas, audaciosas!
Hoje existem muitas ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento das crianças, para que elas mantenham estas características e construam hábitos mais saudáveis para toda a sua vida.
Comenta com a gente as dificuldades que você encontra na educação do seu filho!
Nos vemos em breve!